Search

EcoAgentes - Dia 03 - Pedro Delázari, Márcio Ribeiro

Retornamos para mais um dia de aula!


Nada melhor para um sábado chuvoso do que começar com um pouco de mistério, não é mesmo? Pela manhã de hoje (12), o jornalista e monitor ambiental Márcio Ribeiro compartilhou com a turma alguns "causos" curiosos da região, que reuniu em seu site, O Garoçá Editoria Livre.


Ao contar sobre os vários relatos que colocaram Peruíbe como "hot point" no roteiro ufológico nacional (como a famosa Pedra da Serpente!) e outras histórias do coração da Juréia, Márcio nos mostrou a importante missão dos monitores de passar essa cultura adiante, contribuindo para que a experiência de quem nos visita seja ainda mais enriquecedora!


Os alunos ainda tiveram uma introdução a observação de aves, atividade que já movimenta muita gente na cidade, e que vem ganhando cada vez mais força!

Depois do almoço, subimos novamente na máquina do tempo do professor e historiador Pedro Delázari, para entender como se deu a criação da Estação Ecológica Juréia-Itatins e a luta envolvida no processo, a pressão popular contra a usina nuclear e toda a articulação de Ernersto Zwarg Junior, um dos ambientalistas líderes desse movimento. Pedro ilustra tudo isso com o riquíssimo acervo do INSTITUTO ERNESTO ZWARG - IEZ, o qual ativamente representa.


A reunião de material histórico apresentada contou com cordéis, músicas, poesias e ilustrações, e é de um valor cultural enorme podendo ser conferida em http://www.iez.net.br/


Agradecemos em nome de todos os futuros EcoAgentes por todo conhecimento compartilhado durante as aulas, e já estamos lutando para manter toda a História de Peruíbe viva!


#ProjetoEcoAgentesPeruibe

4 views0 comments

Recent Posts

See All