top of page
Buscar

Birdwatching no Guaraú! #EcoAgentes

Hoje (17) o domingo começou cedo para os EcoAgentes!



A turma saiu em uma expedição ao Guaraú para encontrar com o ornitólogo, biólogo e guia de observadores de aves, Fábio Barata, para dar continuidade a aula de ontem e colocar em prática os conhecimentos de birdwatching!


Fabio nos recebe em frente a seu hostel e explica o método de observação de aves que aplica em seus roteiros, mostrando a técnica do playback e distribuindo guias de identificação das espécies presentes no Brasil (com destaque para o Guia de Campo Aves da Costa da Mata Atlântica, de Leonardo Casadei), além é claro de instruções sobre o binóculo!



Iniciamos nosso circuito em uma caminhada para busca ativa das aves (é preciso prestar muita atenção!) e parando em alguns pontos estratégicos conhecidos pelo guia para a aplicação de playback, técnica que utiliza sons de pássaros para atrair diversas espécies presentes em nossa região, ferramenta que deve ser usada com cautela e sabedoria, mas que proporciona um prazer para os olhos assim que dezenas de espécies começam a se mostrar, nos deixando observar suas particularidades e hábitos, permitindo assim um conhecimento cada vez maior de nossa fauna, que lutamos tanto para preservar.


Nosso roteiro saiu da pousada Mochileiros (especializada em turismo de observação de aves, que é administrada por Fábio e sua esposa, Ellen Dias) e seguimos pela Avenida do Telégrafo, sempre atentos a qualquer folha que balançasse! De lá para a tão querida Passarela do Balça, onde conseguimos notar a mudança nas espécies com a alteração de bioma, chegando no mangue e na restinga, cruzando a trilha que leva finalmente a praia, tendo muitos encontros nesse caminho!


Nessa breve caminhada já pudemos observar várias espécies vistas anteriormente na sala de aula e aprender sobre várias outras ainda desconhecidas da turma, e que foram apresentadas pelos guias Fábio e Pedro Dias que nos acompanhou durante todo o percurso, auxiliando na identificação e anotando todas as espécies observadas!


Retornamos ao recanto de Fábio, onde entramos para conhecer e nos surpreender com seu comedouro, que recebe visitantes de todas as cores, todos os dias! Ao final dessa aventura, foram ao todo 51 espécies observadas e relatadas em nossa lista, demonstrando um pouquinho da nossa rica biodiversidade, que pode ser observada facilmente!



Agradecemos muito a experiência compartilhada e o mais esse aprendizado sobre a riqueza que nos cerca! Garantimos que todos agora vão começar a prestar muito mais atenção nas árvores em busca de passarinhos!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Whatsapp
bottom of page